Advogados debatem aumento do acesso à Justiça no mundo


Advogados debatem aumento do acesso à Justiça no mundo


Alessandro Cristo

A Union Internationale des Avocats (UIA) e a International Bar Association (IBA), duas das maiores associações de advogados do mundo, reúnem profissionais de diversos países para discutir o acesso à Justiça neste mês. No encontro, que acontece em Buenos Aires nos dias 19 e 20, 50 líderes e advogados das Américas vão discutir temas do “World Justice Project”, projeto mundial criado para ampliar a difusão, o acesso e a aplicação da Justiça em todos os países, principalmente de regiões em condições sociais críticas como a África e o Oriente Médio.

O projeto nasceu nos Estados Unidos em 2005 e foi idealizado pelas associações de advogados UIA, IBA, American Bar Association (ABA), Inter-American Bar Association e Inter-Pacific Bar Association. O evento na Argentina será uma prévia de um encontro que acontecerá em Viena, na Áustria, no dia 9 de julho do ano que vem, quando cerca de 600 representantes do mundo todo estarão reunidos para discutir propostas de expansão e consolidação da Justiça e de leis mais igualitárias no cenário mundial.

O advogado Ordélio Azevedo Sette, do escritório Azevedo Sette Advogados, membro do Advisory Board of The Council of The Américas e representante brasileiro no evento em Buenos Aires, afirma que as associações estão preocupadas com nações onde a Justiça existe apenas no papel e permanece inacessível à maioria da população. “O projeto foi criado para ajudar países menos desenvolvidos a fazerem funcionar melhor seus próprios sistemas jurídicos”, diz o advogado, que falará sobre o uso da internet nos trâmites judiciais como forma de ampliar o acesso e diminuir os custos da Justiça. “No Brasil, por exemplo, o custo para demandar é muito alto. A informatização eliminaria essa despesa, aumentaria a acessibilidade à Justiça e aceleraria as decisões”, afirma.

Notícia publicada no Valor Econômico, 09 de novembro de 2007