Breve suspensão de financiamento imobiliário pela CEF


Breve suspensão de financiamento imobiliário pela CEF


Depois de breve período suspenso, a Caixa Econômica Federal (CEF) tornou a receber novas propostas de financiamento da linha Pró-Cotista, a mais barata depois do programa Minha Casa Minha Vida, que destina recursos para a aquisição de imóveis com juros menores.

Os financiamentos dessa linha de crédito haviam sido suspensos porque os recursos disponíveis eram suficientes apenas para atender as propostas de financiamento já recebidas pela CEF.

O financiamento pela linha Pró-Cotista pode ser contratado por trabalhadores com pelo menos 36 meses de vínculo com o FGTS, consecutivos ou não, na mesma empresa ou em instituições diversas. Também é preciso ter saldo na conta do FGTS de pelo menos 10% do valor do imóvel ou estar trabalhando. Também não é permitido que o beneficiário seja proprietário e promitente comprador de imóvel residencial, pronto ou em construção na região metropolitana de sua atual residência ou onde exerça sua ocupação principal. A taxa de juros varia de 7,85% a 8,85% ao ano, a depender do relacionamento do cliente com o banco.

A linha pró-cotista financia a compra de imóveis, novos e usados, de até R$ 950 mil em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Para os demais Estados, o limite é de R$ 800 mil.