Investidor busca projeto integrado até o porto


Investidor busca projeto integrado até o porto


Além de uma boa reserva de minério, a primeira coisa que um investidor estrangeiro com interesse no Brasil em minério de ferro quer saber é se o projeto tem acesso à logística de transporte e porto, afirma Fernando Azevedo Sette, do escritório Azevedo Sette Advogados, que atua em negócios no setor mineral. Para ele, uma saída para os problemas das mineradoras de Serra Azul, em Minas, é a união de esforços das companhias em busca de uma solução comum. “Não vejo outro caminho fora deste”. No sul do Piauí, que surge como nova fronteira mineral do país, a GME-4, empresa capitaneada pelo geólogo João Carlos Cavalcanti em parceria com o Opportunity, conversa com investidores estrangeiros para viabilizar uma mina de 20 milhões de toneladas com investimento de US$ 825 milhões. A logística ferroviária da Nova Transnordestina, em início de construção, e os portos de Suape, ao sul de Recife (PE) e de Pecém, no Ceará, são apontados como fatores competitivos do empreendimento. A Nova Transnordestina, todavia, ainda enfrenta muitos entraves para sair do papel, como desapropriação de terras no traçado da ferrovia, entre outros. Pode demorar bem mais do que 2013 para chegar a Eliseu Martins, interior do Piauí, passando a menos de 20 km do projeto Planalto Piauí, em Paulistana. A Mhag Mineração, do empresário paranaense Edson Duda, em parceria com o Noble Group, de Hong Kong, começou escoando a tímida produção por meio de caminhões e ferrovia – trecho da velha Transnordestina entre o Rio Grande do Norte e o porto de Suape. Mas essa logística não se mostra viável para transportar milhões de toneladas ao ano. Na redefinição do projeto, ora paralisado, está incluso mineroduto de 120 km até o litoral do Rio Grande do Norte, onde está a mina. O novo desenho prevê até o fim de 2010 atingir 2 milhões de toneladas e menos de dois anos depois ir a 6 milhões, com entrada de um sócio chinês. Numa terceira fase, pretende dobrar seu tamanho, com recursos da abertura do capital da Mhag. Estima-se investimentos totais de US$ 1,2 bilhão. (IR)

Matéria publicada no site Porto de Santos