Sabesp quer novos mercados e parcerias, diz diretor


Sabesp quer novos mercados e parcerias, diz diretor


São Paulo

O diretor da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Umberto Semeghini, disse hoje que, no setor de saneamento, a companhia deveria caminhar na direção do que é a Petrobras – ágil, moderna e com parcerias. “Estamos apostando na evolução da Sabesp para novos mercados, para que possa aproveitar sua marca reconhecida e fazer parcerias que permitam relações mais ágeis”, disse Semeghini.

Segundo o executivo, 108 contratos foram renovados pela empresa no ano passado e há previsão de 80 renovações em 2008.

Uma dos novos modelos de parceria que a Sabesp está buscando, de acordo com Semeghini, é se associar a empresas privadas na formação de consórcios para disputar a concessão de serviços em municípios onde ainda não está presente. Nos municípios em que a Sabesp já atua, a intenção da companhia é renovar contratos sem que haja licitação para a concorrência de outros participantes.

Semeghini informou que será aberta hoje a proposta comercial de consórcio do qual a empresa participa como minoritária para oferecer serviços de esgoto para Mogi Mirim, onde ainda não atua. O consórcio é formado pela OHL, Estudos Técnicos e Projetos (Etep) e Inima. Na disputa, o vencedor será aquele que a apresentar a menor tarifa para serviço de esgoto, mas o consórcio do qual a Sabesp faz parte foi o único a apresentar proposta.

Segundo o diretor da empresa, nesse modelo de parceria com companhias privadas, é formada uma sociedade de propósito específico (SPE) regida pelas leis do setor privado, que não exige, por exemplo, licitação em caso de terceirização. A modelagem de parceria com empresas privadas poderá ser feita também para municípios de outros Estados, de acordo com o executivo. Ele destacou também a possibilidade de a empresa entrar em outros segmentos, como drenagem.

Durante o seminário Saneamento Básico: PPP, Project Finance e Outras Modelagens, ele citou o artigo 63 do projeto de lei que criou a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). Conforme o artigo 63, a Sabesp pode exercer atividades de seu objeto social em outros Estados e no exterior, constituir subsidiárias, formar consórcios com empresas nacionais e estrangeiras e prestar serviços de drenagem e manejo de águas pluviais e urbanas, além de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. (Chiara Quintão)

Notícia publicada na Agência Estado, 10 de junho de 2008