Recife sedia debate sobre PPP neste fim de semana


Recife sedia debate sobre PPP neste fim de semana


Especialistas vão discutir as parcerias em Pernambuco, no Brasil e no mundo

Brasil e Portugal discutem nesta sexta-feira as Parcerias Pública-Privadas, no I Seminário Nordeste, no Mar Hotel, em Boa Viagem. O evento vai reunir palestrantes dos países, que vão debater sobre os mais diversos aspectos envolvidos na PPP. No encontro, que se estende por dois dias, dez especialistas vão discutir sobre a contextualização das parcerias em Pernambuco, no Brasil e no mundo. Também vão abordar assuntos ligados aos contratos internacionais, licitações, concessão e regulação de serviços públicos. Além de procedimentos e obstáculos na formalização das parcerias, entre outros assuntos.

Hoje o programa estadual voltado para esse tipo de parceria soma, segundo um dos palestrantes do seminário e gerente geral do Comitê Gestor do Programa Pernambucano de Parceria Público-Privada, Silvio Bompastor, nove projetos prioritários, com investimento previsto de R$ 4,5 bilhões. Entre as obras em discussão, estão os Centros Integrados de Ressocialização, o Expresso Cidadão, a construção de três hospitais metropolitanos, o transporte público de passageiros, a ampliação dos gasodutos da Copergás.

Com o tema: “Unindo Forças para o Desenvolvimento Econômico e Social” o seminário começa 10h30, com o palestrante Lucas Navarro Prado, assessor da presidência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, falando sobre “O estado moderno e a contextualização da PPP”. Em seguida, Gustavo Eugênio Maciel Rocha, sócio da Azevedo Sette Advogados, vai tratar dos aspectos legais e contratuais da PPP. Já no período da tarde, o palestrante Sérgio Maia, superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, vai abordar o tema: “Project Finance e Fundo Garantidor”. Vitor Manuel Lopes, diretor-coordenador do Corporate Finance Banco Efisa – Grupo BPN, prossegue os debates falando sobre “A experiência de Portugal com as PPPs”. Quem encerra a primeira jornada é Maurício Endo, diretor de Structured Finance da KPMG, desenvolvendo sobre “A evolução e as oportunidades para celebração de PPPs no Brasil”.

No sábado, segundo e último dia de debates, o seminário recomeça 9h, com Mônica Salles Lanna, assessora jurídica da Unidade de PPP de Minas Gerais, que vai tratar sobre o “Programa PPP de Minas Gerais: parceria público-privada no setor penitenciário”. Logo depois, Maurício Mittempergher, diretor do departamento de soluções de negócios da Assessoria e Prestação de Serviços de Saúde de São Paulo (APS), aborda o tema “Parcerias Público-Privadas: Modelos para Saúde e Situação no Brasil”. Após o almoço, Fernando Albino, sócio da Albino Advogados Associados de São Paulo, que vai falar sobre “Parcerias Público-Privadas em Saneamento Básico”. O convidado José Félix Júnior, sócio da JSF Auditores e Consultores, dá continuidade às discussões com “Os reflexos contábeis nos parceiros público-privados”. Em seguida, Silvio Bompastor e Ilo Fonseca Leite, consultor do governo de Pernambuco no programa de parceria, explanarão sobre “A experiência pernambucana na PPP”.

  • Serviço

O que: I Seminário Nordeste de Parcerias Público-Privadas
Quando: 18 e 19 de abril
Onde: Mar Hotel, em Boa Viagem
Inscrições: R$ 980, que podem ser feita até sexta-feira, das 8h as 9h
Informações: (81) 3076-8070, e-mail: contato@pppnordeste.com.br e www.pppnordeste.com.br

Notícia publicada no Diário de Pernambuco, 16 de abril de 2008